segunda-feira, 27 de julho de 2015

Prefeito de Itanagra rebate vice e dispara: ela quer ser prefeita


Com pouco mais de oito mil habitantes, a pequena cidade de Itanagra, localizada a 91 km da capital baiana tornou-se centro de uma polêmica após a vice-prefeita do município, Edileuza Laudano (PMDB), disparar denúncias contra o prefeito Valdir Jesus (PSB). Ao Bocão News, ela revelou mover contra o gestor sete processos de Improbidade Administrativa e Ação Civil Pública e quatro representações junto ao Ministério Público Estadual (MP). 
 
No segundo mandato e na quinta candidatura, o prefeito decidiu rebater as declarações da vice e revelar o cenário da cidade que, segundo ele, pede socorro. "A gente tirava voto um do outro. No final, ela ficou fragilizada e não tinha opção a não ser se aliar a mim. Eu não tenho nada contra ela, mas tudo que ela está fazendo hoje é porque ela quer ser prefeita", afirmou o gestor ao explicar as denúncias de contratos superfaturados, não pagamento de salários e abandono de obras na cidade. "Ela só não tem a caneta. Fora isso, tem todas as regalias. Motorista e um gabinete só para ela. Eu fui vereador e já passei por todos os trâmites da administração. Fui presidente da Câmara e estou com a consciência tranquila. A cidade realmente está com alguns salários atrasados, mas estou buscando resolver", ressaltou.Segundo o pesedebista, a arrecadação do município gira em torno de um milhão e duzentos mil por mês. "Ela deveria ser mais verídica nas explicações porque sabe que a administração passa por problemas financeiros. Pegamos um município que vem há 52 anos com o mesmo sistema. Sucateada e sem nenhuma certidão. Não podemos fazer convênios ou pegar empréstimos. Nem conta nós temos".
 
O prefeito rebateu as acusações de que os postos de Saúde estariam fechados e garantiu que todos estão funcionando. Ele questionou ainda a afirmação da vice de que a receita anual é de R$ 22 milhões. "Chega no máximo a 12 milhões. Na hora do pagamento priorizo os servidores e ela sabe disso. Temos diversas dificuldades e ela poderia aliar-se a mim para resolvermos e não fazer o que está fazendo. Abro, muitas vezes, mão do meu salário e quero que ela prove que está com cinco meses de salário atrasado", rebateu.
 
Gestão
 
As contas de Valdir Jesus (PSB), de competências 2012 e 2013, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios por várias irregularidades. "Em que pese tal situação, estas contas jamais foram colocadas para votação na Câmara Municipal, eis que a Presidência da referida Casa Legislativa sempre fora ocupada por primos carnais deste prefeito. As contas de 2014 ainda estão pendentes de apreciação pelo TCM", denunciou a vice.
No entanto, o prefeito alega que as contas foram rejeitas por conta dos débitos que o município já possuía. Valdir assumiu nos últimos oito meses do ex-prefeito Percídio Ribeiro dos Santos (PDT).
 
Em 2012, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia decidiram por unanimidade cassar o mandato do prefeito, Percidio Ribeiro e o vice, Carivaldo da Silva Passos. Os dois são acusados de cometer diversas condutas ilícitas na eleição de 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário