quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Acidentes provocam quase 800 mortes só em 2014

Alta velocidade é o principal motivo dos acidentes acontecidos nas estradas baianas. Anteontem, por exemplo, 17 morreram em dois acidentes e por conta das imprudências, a estatística tem aumentado. De janeiro de 2013 a dezembro, a Polícia Rodoviária Federal registrou 10.284 acidentes, com 4.703 feridos leves, 1.550 feridos graves e  789 mortos. Já o ano de 2014, o órgão notificou 712 acidentes, com  423 feridos e 71 mortos. A apuração foi do jornal Tribuna da Bahia. 
 
O Superintendente da PRF George Silva Paim, destaca a alta velocidade, ultrapassagem indevida e ingestão de bebidas alcoólicas como os vilões de mortos e feridos nas estradas. Para ele, é preciso ter cautela. “Além de se manter sempre atento na rodovia, evitando longas jornadas e o consumo bebidas alcoólicas, os cuidados devem ser adotados até mesmo durante o planejamento da viagem”.
 
Paim acrescentou ainda que no acidente que resultou nos 13 mortos, na BR-110, próximo a cidade de Alagoinhas, o motorista da carreta entrou na pista em alta velocidade, resultando na queda de um trator que era transportado, caindo em cima do ônibus que seguia sentido contrário. “Tudo leva a crer que o excesso de velocidade foi o causador do acidente. Os motoristas precisam redobrar os cuidados nas estradas para evitar tragédias” alertou.
 
O superintendente ainda ressaltou que antes de pegar estrada é preciso que os motoristas estejam conscientes de suas condições físicas e mentais. “Ingestão de drogas também tem elevado o número de mortos e feridos. Existem motoristas que se acha está em seu estado pleno depois de ingestão de bebidas alcoólicas ou algum tipo de droga, mas se enganam. Os reflexos ficam prejudicados e em casos de uma rápida freada, certamente ele vai fazer com menos presteza”, relatou. 
 
Outro ponto importante, segundo Paim, é o uso do cinto de segurança tantos dos passageiros do banco da frente, quanto os de trás. “Aumentou o número de mortes de passageiros do banco de trás, pois eles não usam o cinto de segurança e em casos de batidas, são arremessados contra os da frente e em vários casos, resultam em mortes. Também é preciso estar atentos as condições do veículo para trafegar nas estradas”.
 
Para o superintendente, é importante verificar as condições dos freios, suspensão, alinhamento, pneus, estepes, sistema de injeção, condições de bateria, faróis e lanternas. Apesar de que algumas verificações possam ser feitas pelo proprietário é importante procurar um especialista para revisar as condições dos freios, suspensão e alinhamento, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário